quarta-feira, 20 de julho de 2005

Com que direito?

É um lugar comum dizer que acima de tudo temos que ser capazes de amarnos e respeitarmos a nós próprios, pois refletimos nos outros a imagem q temos de nós.... sim, claro... como se tudo fosse assim tão simples...balelas...

Como é possível sermos tão masoquistas? Constantemente ignorando nossos instintos todos, evitando o inevitável como absolutos idiotas chapados, optando por continuar no caminho que mais causar dor e sofrimento... cá pra mim... o que uns podem chamar obstinação...ou persistência, pode bem ter um sinónimo muito mais popular e curriqueiro.... pura e simples teimosia masoquista!

É assustador como por vezes ouvimos pessoas, até bastantes próximas de nós, como pessoas que nos conhecem a dúzias de anos, ou mesmo pais, dizendo que nos conhecem melhor que nós próprios.. incrível, até se atrevem a descrever-nos como se citassem uma qualquer teoria comum do conhecimento popular! Enchem o peito de ar, quais filósofos ou ancestrais sábios e ao fazerem, espalham-se redondamente.. errando de tal distância que chega ao ponto de desiludir... bolas, afinal ao menos esses, nós esperávamos que acertassem mais quando se gabam de nos conhecer bem!!! Mas como diz uma grande amiga muito querida minha e muito bem... afinal de contas a culpa da desilusão é no fundo de todas as razões, nossa mesmo, pois resulta pura e únicamente da nossa própria espectativa em relação a algo ou alguém! Bem... sigo em frente com o assunto... nossos queridos, quanto despejam assim em nós sua presunção fazem lembrar aqueles espertalhões que toda turma tem, que desbobinam as pérolas de seu conhecimento daquelas capazes de fazer cair na gargalhada a mais simplório, tal o tamanho da estupidez grasnada com intenção de fazer parecer mais sábio que os demais! Curioso, eu, desde q não me encontre em um dia daqueles de paciência nula, costumo divertir-me com essas situações, como se de um programa humorístico de TV se tratasse... até acho certa piada.. oh pá.. que querem... divirto-me com a burrice humana e sua subsequente necessidade de aparentar ser o q não é... inteligente e interessante!

Porque será que existe essa mania desregrada de catalogar o próximo? Uma situação que me deixa em brasa é quando uma pessoa que nós conhece a meia dúzia de dias resolve nos apontar o dedo e dizer.. eu te conheço bem e és assim, assim e assado... frito e cozido e o que tu queres é isso assim e assado! MAS O QUE SE PASSA COM ESSA GENTE?

Qual será a verdadeira ignorância? A admitida, ou a mascarada de conhecimento? Bom, longe de mim, impor uma resposta. Posso apenas opinar e na minha modesta opinião a verdadeira ignorância é a q se mascara de conhecimento.. pois para mim o verdadeiro não é aquele que não sabe, mas sim aquele que não quer saber, pois já se julga mais sábio que os demais!
AFINAL QUEM SOMOS NÓS PARA JULGARMOS A VIDA DO PRÓXIMO DE ACORDO COM NOSSOS PRÓPRIOS IDEAIS? PATÉTICO, NÃO? PELO MENOS INJUSTO, COM CERTEZA!

Acredito na justiça, sinceramente não na dos homens.. mas na justiça divina, ah e na chamada "justiça poética", e normalmente a melhor chapada que podemos dar nessas pessoas é aquela dada sem uso das mãos e até o próprio desprezo, ao menos da opinião, pois na maioria dos casos essas atitudes partam de quem mais prezamos, e logo não conseguimos ou mesmo queremos desprezar. Embora por vezes o mereçam!

Por fim surge-me na mente outro tema que me merece muito repúdio... a hipocrisia.. mas é melhor deixar para outro dia que isto hoje já vai bem longo...

Beijos

Sem comentários: