quarta-feira, 31 de agosto de 2005

O outro lado do espelho

Ouvi hoje uma mensagem que tenho pena não ser capaz de reproduzir na integra com as palavras exactas, mas que esse facto não anule o valor da mensagem transmitida. Qualquer coisa como:

"Por maior que seja a tentação de ver somente um lado de uma história, a necessidade de uma resposta confortante e unilateral é tão importante quanto olhar também de maneira a ver todos os outros lados da mesma história e perguntar-se simplesmente... porquê?"

Quantas vezes não ouvimos ou lemos já uma qualquer versão dessa frase? aah, inúmeras... mas então, porque será que desta vez soou-me diferente?

É tão fácil isolar-mo-nos na nossa pura e única verdade, digo melhor, versão de um qualquer acontecimento, não é? Bem, afinal somos humanos e vá lá, por incrível que pareça, por mais sentimento, agradável ou não, que nossa "versão" nos possa causar, no fundo , bem no fundo, é reconfortante, pq saiu da nossa própria mente, não? Bem, talvez de uma maneira algo distorcida mas sim, reconfortante. Porque afinal, conseguir ver o outro lado, ponderar as razões de outra pessoa não é tarefa nada fácil... não consigo ler mentes... pelo menos falo por mim... com muita peninha minha, q fique registrado... hahahahaha Bem, que daria mto jeitinho, lá isso daria, sem sombra de dúvidas e com certeza instauraria caos para muito boa gente!! hehehehe

Mas devaneios à parte, dá que pensar, confesso que esforço-me por fazê-lo, por parar em um momento e me tentar por nos pés da pessoa do outro lado, e me pergunto... mas porquê? PORQUÊ? Qual o motivo ou razão que leva uma pessoa a agir de tal maneira ou concluir algo?O que terá levado aquela pessoa a pensar ou agir de determinada maneira, ou mesmo tirar certa conclusão?

De uma coisa estou convencida... e me digam se concordam, na grande maioria das vezes, um de 2 factores toma parte dos rasciocínios e isso é se não tomarem ambos, a final de contas não deixam de ser intrínsecos. Para mim o factor mais importante é a falta de conhecimento/ informação, o outro factor sendo a sugestão/opinião de terceiros (o que sendo a 3ª pessoa estranha ao contexto vai de encontro ao meu 1ºfactor, falta de conhecimento/ignorância da situação), sim?

Basicamente, quando existe informação/detalhes da situação que uma pessoa ignora, tanto mais fácil é suceder-se a divergência de opiniões ou pontos de vista e quando encima disso existe uma 3ª pessoa ou mesmo várias a "palpitarem" ou mesmo a "por veneno" na situação (o que muitas vezes acontece por motivo oculto do 3º) tanto pior, não? É lixado, mas na maioria das vezes que alguém "palpita proveitosamente", digamos assim pois veneno é palavra feia, esse alguém, nós temos como incapazes de o fazer, logo, nem desconfiamos!!! Isso incomóda-me... ai como isso me incomoda!!

É... mas liberar toda a informação valiosa que contemos também não é fácil, pois não? Abrir nosso rasciocíno ou mesmo nosso coração e dar todos os nossos pormenores privados de nossas opiniões, motivações ou mesmo emoções é tão complicado.... não é?

Pois... a treta é que frequentemente nos esquecemos que o que se passa conosco também ocorre com a outra pessoa, só que aí nós não estamos "dentro do assunto" e como diz o ditado... "quem não sabe... é como quem não vê!" e como tudo o que vemos é o que vai cá dentro e o "pouco" que nos é liberado pela outra parte... Complicou!!

E pior ainda é quando disso tudo se originam mal-entendidos, e para mim, particularmente, o pior de tudo é magoar alguém querido, ou sair magoada por alguém querido, ou mesmo perder consideração por essa pessoa querida ou amada ou passar uma imagem errada e decepcionar essa pessoa envolvida. Porque se é mau que alguém tenha uma imagem errada de nós, muito pior o é, se esse alguém é alguém importante!

Complicado... com certeza... quando temos nossas ilações tiradas, tomamos nossas decisões do que julgamos ser o melhor para nós... parece que todo nosso ser conspira para nos impedir de ver quando estamos errados, ou no caminho errado. Às vezes até podemos cair no erro de construir encima de areia e alimentar nossa conclusão com dados incorrectos mas que parecem à nossa mente que sejam congruentes com o que queremos acreditar... afinal ao nosso inconsciente parecem fazer completar o puzzle. As peças correctas por vezes aparecem aos nossos olhos... tarde demais. O que normalmente causa desapontamento!

Nenhuma cegueira é pior q a cegueira da alma, o pior cego é mesmo o q não quer ver. A negação é daninha e as pessoas só vêem realmente o que querem ver!

Sem comentários: