segunda-feira, 24 de julho de 2006

Cuidado com o Sol!

«Escrevi esse pedacinho, para o jornal da Associação de Dadores de Sangue daqui da Baixa e achei que não perdia nada acrescentar a info aqui. Façam bom uso dela.»


Com as fortes temperaturas que se têm feito sentir em nosso país, é cada vez mais importante redobrarmos os cuidados a ter na exposição solar, para que possamos aproveitar o verão da melhor forma, sem que os raios nocivos do sol nos cause dano. Muitos cancros de pele que surgem em adultos têm origem em escaldões na infância e adolescência, pelo que se deve redobrar os cuidados junto dos mais jovens. É possível adquirirmos um bonito bronzeado de forma saudável. Aqui ficam algumas dicas que nunca é demais relembrar:

  • Evite a exposição solar no horário crítico (entre as 11 e as 16h).
  • Nunca deixe de aplicar um bom protector solar, factor de protecção 15, no mínimo. Nos primeiros dias e nas horas de maior exposição o ideal seria F.P.S. 30. Aplique antes de sair de casa, para que este tenha tempo de actuar correctamente, e na praia, reaplique de hora a hora e sempre que sair da água.
  • Use óculos de sol, t-shirt e chapéu (o boné não protege as orelhas), especialmente nas horas de maior calor. Tenha em atenção as áreas como, o peito do pé, as costas das mãos e as orelhas, pois estas costumam ser esquecidas.
  • Os raios UV continuam a nos afectar mesmo debaixo da sombrinha e também em dias nublados, por isso proteja-se a si e especialmente às crianças. Menores de 6 meses não devem sequer ir à praia.
  • Em situações onde a aplicação de protector solar seja dificultada, na práctica de desportos ao ar livre e para crianças até os 6 meses, as roupas podem ser um boa opção para se proteger das radiações solares. Estudos indicam que os tecidos de cores escuras protegem mais contra os raios ultravioleta, do que os de cores mais claras. O factor de protecção (FPS) proporcionado por uma t-shirt molhada é de aproximadamente 11, para t-shirt seca, 12, de lycra molhada 24 e de lycra seca, 35.
  • A alimentação também pode ajudar. Frutas e legumes ricos em caroteno e em vitaminas, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares, são bastante indicados nessa época. Exemplos: as folhas verdes escuras (ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele) e os legumes como: espinafre, couve, brócolis, pimentos, tomate, nabo, cenoura, abóbora e frutas tais como, laranja, ameixa, ameixa seca, nectarina, cereja, pêssego, melão, manga e papaia.
  • Os olhos não podem ser descurados e a utilização de óculos de sol de boa qualidade é muito importante, invista num par de óculos de qualidade, que tenha realmente protecção contra os raios U.V.A. e U.V.B. Informe-se com seu oculista.

Viva o Verão com saúde!

Beijuxxx

PS: Na foto são algumas das minhas lindinhas, de quem morro de saudade! Amo vocês, meninaaaaasss!!!

Sem comentários: