terça-feira, 25 de julho de 2006

Julgar ou ser julgado Parte II - AS TRES PENEIRAS


É, tinha que ter parte dois já em seguida, sim .... acontece que no mesmo tópico do fórum foi acrescentado um texto que eu já tinha lido antes e adorei, logo... quis partilha-lo aqui! Um pensamento espírita.

AS TRES PENEIRAS

Certa vez, o discipulo falou para seu mestre:
Mestre. o senhor nem imagina o que me contaram a respeito de fulano,
disseram que...
E o Mestredisse:
O que vai me contar ja passou pelo crivo das Tres Peneiras?
Nao, mestre.,...
Entao, a Primeira peneira e' a da VERDADE.
Voce tem certeza de que esse fato e' absolutamente verdadeiro?
NAO. nao tenho.como posso saber?
O que sei, foi o que me contaram.
mas eu acho....
E novamente o discipulo foi interrompido pelo mestre:
Entao a sua historia ja vazou a primeira peneira.
Vamos entao a segunda peneira que e' a da BONDADE.
Claro que nao mestre, falou o discipulo assustado.
Entao continua, a sua historia vazou a segunda peneira.
Vamos a terceira peneira, que e' a da NECESSIDADE.
Voce acha mesmo necessario me contar esse fato ou mesmo passa-lo adiante?
NAO,MESTRE
Passando pelo crivo das TRES PENEIRAS
VI que nao sobrou nada do que eu iria contar,
falou o discipulo surpreso!
Pois e', ja pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas PENEIRAS?
DISSE O MESTRE que continua:
Da proxima vez que surgir um boato por ai', submeta-o ao crivo dessas TRES PENEIRAS:
VERDADE, BONDADE, NECESSIDADE,
Antes de obedecer ao impulso de passa-lo adiante,
PORQUE
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS
PESSOAS MEDIUCRES FALAM SOBRE PESSOAS

Voce ja pensou que se cada um de nos usassemos essas peneiras,
o mundo seria bem melhor??????

Nao basta termos apenas uma filosofia de vida.
Precisamos aplica-la todos os dias do nosso dia a dia,

(autor) SOCRATES


Sem comentários: